home
Notícias
Elo com a academia
14/09/2017

Elo com a academia

Concursos para estudantes durante o Minascon promovem interação entre alunos e cadeia produtiva da Construção

O Minascon também realiza o elo entre conhecimento e prática. Os concursos “A Ponte” e de “de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs)” realizados durante o evento desafiaram estudantes de todos os cantos de Minas Gerais. Promovido pela primeira vez fora de Belo Horizonte, Uberlândia sediou também as já tradicionais competições que tiveram, nesta quarta-feira, 13/09, seus vencedores conhecidos.

Uma das atrações mais bem sucedidas do Minascon em edições anteriores, o concurso “A Ponte” colocou em prática os conhecimentos de estudantes de cursos técnicos em Edificações e Construção Civil e de graduação em Arquitetura e Engenharia (Civil, Mecânica e de Produção). Os acadêmicos tiveram como desafio executar o projeto de uma ponte utilizando apenas palitos de picolé de madeira e cola branca. O intuito do concurso é estimular a aplicação das teorias acadêmicas e incentivar a inovação junto aos estudantes.

As 15 duplas tiveram dois dias pra montarem seus protótipos e foram avaliadas por um corpo de jurados e submetidos a cargas crescentes para a verificação de seu desempenho estrutural.

A estrutura planejada pelo time vencedor, composto pelos alunos do Centro Universitário UNA de Belo Horizonte, Jarine Cardoso Silva e Genison Roncalle, conseguiu suportar 325 kilos.

Para Jarine, o diferencial da competição é possibilitar aos estudantes colocar em prática tudo o que é aprendido em sala de aula. “É muito bom poder ver a teoria sendo aplicada. Aqui a gente consegue colocar a mão na massa e perceber o quão importante é esse tipo de prática”.

Roncalle explicou o que foi o diferencial da construção da dupla. “No primeiro momento, nosso projeto foi fator determinante para o resultado, por que conseguimos entender todas as forças da estrutura que iríamos construir. Posteriormente, foi o cuidado que tivemos com o nivelamento da ponte, para que ela estivesse sempre aprumada e equilibrada,” contou. O segundo posto ficou com a dupla formada pelos alunos Lucas Gontijo e Valdiney Cornélio, do Centro Universitário de Patos de Minas. A ponte montada por eles suportou 255 kg.

Os vencedores ainda levaram para casa um prêmio de R$ 2.500. Já os vice-campeões ganharam um tablet cada.

Já no concurso de “TCCs” os melhores projetos que abordaram o uso de estruturas e materiais inovadores na construção civil em diversas categorias foram reconhecidos durante o Minascon 2017.

Os 41 trabalhos de 9 instituições do estado foram julgados por categoria, sendo elas: Projeto de engenharia; Projetos de arquitetura e urbanismo; Projeto de design; Projetos e execução de estruturas de concreto; Materiais e tecnologias construtivas, além de Gestão Sustentável da construção.

A comissão julgadora foi composta por três membros examinadores, indicados pelos presidentes do Ibracon-TAP e do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.

Para o presidente do Sinduscon-TAP, Pedro Spina,os concursos têm a importante tarefa de unir o presente e o futuro da engenharia e da construção. “O que vimos aqui hoje durante os concursos é o futuro do nosso setor e da engenharia. São esses novos profissionais que serão nossos engenheiros e nossos empresários em breve. Por isso, é muito importante trazer os estudantes para estarem cada vez mais integrado com o mundo da construção,” concluiu.

Resultado Concurso de TCCs:

Engenharia Título: Projeto de dosagem e dimensionamento de um pavimento asfáltico poroso para uma área de estacionamento Instituição: Universidade Federal de Uberlândia Autor: Daiana Barcelod Furtado Gestão Sustentável Título: R-Elo Habitação Sustentável Instituição: Unitri Autor: Henrique Vinícius Rodrigues Arquitetura Título: Parque Linear Estrada de Ferro. Pare, olhe, escute e sinta. Instituição: Unitri Autor: Carolina de Souza Beserra Design Título: CAPU Instituição: Unitri Autor: Matheus Pires

Estruturas de Concreto Título: Análise experimental de blocos de concreto reforçados com fibras de aço sobre uma estaca

Instituição: Universidade Federal de Uberlândia Autor: Rodrigo Rossi

Materiais Título: Comparação do Custo Benefício de Tubulaçoes para Gás em cobre e Pex em empreendimentos multifamiliares na cidade de Uberlândia Instituição: Unitri Autor: Miriam Gabriela Caetano

voltar para notícias
compartilhe com os seus amigos
Realização
Telefone
(34) 3230-5229
EMail
secretaria@minascon.com.br