home
Notícias
Concursos movimentam programação do Minascon 2019
23/09/2019

Concursos movimentam programação do Minascon 2019

Estudantes de engenharias, edificações, construção civil e arquitetura criaram pontes e produtos sustentáveis para a construção

A sexta-feira, 20/09, foi marcada por competições e comemorações no Minascon 2019, evento realizado pelo Sistema FIEMG e Sebrae Minas, onde foram conhecidos os vencedores dos concursos “A Ponte Minascon” e “Desafio da construção: Mãos à obra”. No concurso “A Ponte Minascon”, 19 duplas construíram seus protótipos com palitos de picolé e cola branca. Os estudantes do 10º período de Engenharia Civil da Univiçosa Maxiliano de Oliveira e Adriano Gomes foram os responsáveis pela ponte que suportou 402 quilos e faturaram o prêmio de R$ 2,5 mil.

“Nosso protótipo inicial suportou 370 quilos. A partir daí, fizemos ajustes e conseguimos essa grande vitória hoje”, comemorou Adriano Gomes. Maxiliano de Oliveira disse que “valeu a pena ficar mais de 12 horas de pé montando o protótipo vencedor do concurso”. A dupla que levou o segundo lugar da competição foi Lara Bahia Martins e Adriano José Ferreira, de Manhuaçu, com uma ponte que suportou 330 quilos.

O supervisor técnico do SENAI, Leandro Caldeira, falou que a competição tem se tornado mais acirrada a cada edição. “A cada ano as pontes conseguem suportar mais carga e têm apresentado melhor condição estética e de sustentação”, ressaltou. Os vencedores deste ano são os detentores do recorde do concurso mineiro. Antes dos 402 quilos, o recorde estava com os ganhadores de 2016 com uma ponte que suportou 170 quilos.

Desafio da Construção

Produtos sustentáveis que apresentam aplicabilidade no mercado foi o foco do Desafio da Construção: Mãos à obra” neste ano. O primeiro lugar ficou com a estudante de Engenharia Civil Larissa Moraes, da InFôrma. “Nosso trabalho é construir formas de concreto armado sustentáveis produzidas com Tetra Pak. Nosso produto é mais durável, barato e pode ser triturado e reaproveitado”, explicou a vencedora. Segundo Moraes, o prêmio será usado para investir nos protótipos.

Gustavo Charlemont, diretor Executivo do sindicato das Indústrias de Instalações Elétricas, Gás, Hidráulicas e Sanitárias no Estado de Minas Gerais (SINDIMIG), conta que o desafio é uma forma de integrar academia e setor produtivo. “Criamos o concurso para saber o que há de pesquisas e desenvolvimento na academia e ver o que se encaixa na construção com aplicabilidade real”, pontuou Charlemont.

SJJ_9093.JPG

Nove equipes apresentaram seus produtos no Desafio da Construção. Segundo o analista do Sebrae Minas, Jonas Bovolenta, todos as equipes participaram de um treinamento prévio. “Foram dois dias com foco no empreendedorismo para que cada equipe pudesse repensar e remodelar seus negócios e ver a viabilidade e valores para seus projetos. Eles se prepararam para vender suas ideias”, destacou Bovolenta.

O segundo lugar do desafio ficou com Tayná Barbosa, da Ecoslate; o terceiro lugar com Bárbara Formaggini e o projeto Concreto com Rejeito de Ardósia; e a menção honrosa foi para Débora Vasconcelos e seu projeto de Cerâmica Vermelha.

O “Desafio da Construção: Mãos à obra” é uma ação da Câmara da Indústria da Construção da FIEMG e conta com as parcerias do Sebrae Minas, do Sindicato das Indústrias de Instalações Elétricas Gás, Hidráulicas e Sanitárias no Estado de Minas Gerais (SINDIMIG), do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (SINDUSCON-MG), do Sindicato da Indústria da Construção Pesada no Estado de MG (SICEPOT-MG) e do SENAI-MG.

Minascon 2019

O grande evento da cadeia produtiva da construção civil de Minas Gerais traz neste ano a feira de imóveis da Caixa Econômica Federal, o Show da Casa Própria, que será realizado nos dias 21 e 22/09. A entrada é gratuita e a programação completa por ser conferida AQUI.

voltar para notícias
compartilhe com os seus amigos
Apoio
patrocínio
Realização
Informações
(31)2535.7464 ou (31)99881.4152
Comercialização de espaços
(31)2535.7464 ou (31)99881.4152
EMail
MINASCON@FIEMG.COM.BR